Ensino Fundamental

É durante o 1° Ciclo do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) que o aluno faz sua passagem da infância para a adolescência. O colégio tem como prioridade a participação consciente do aluno na construção de seu conhecimento, na transferência do aprendizado para a vida cotidiana e na sua aplicação no dia-a-dia.

O trabalho pedagógico deve se basear no aprendizado como atividade mental. Nesta fase, o aluno não só lida com os materiais concretos, mas também organiza informações, integra novos conhecimentos aos já adquiridos e constrói relações.

Ao longo da escolaridade, deve adquirir competências e habilidades que permitam o desenvolvimento da sua capacidade de aprender a aprender.

A escola deve propiciar um ambiente acolhedor, valorizando a construção de laços de afetividade e respeito, e fortalecer o vínculo de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O trabalho no 2° Ciclo do Ensino Fundamental é baseado na continuidade do ensino/aprendizagem atendendo às expectativas e potencialidades dessa faixa etária. O aluno dá prosseguimento ao desenvolvimento integral, consolidando as bases de formação da autoconfiança, do senso crítico e da consciência da sua cidadania. A aquisição de novos conhecimentos é trabalhada de forma a preparar a criança e o jovem para a vida.

É de fundamental importância valorizar a pessoa, através de incentivos e atividades paralelas que desenvolvam a capacidade afetiva e ética, a saúde e as relações interpessoais.

O ensino do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental é estruturado para desenvolver integralmente a personalidade do educando em um plano social coletivo. Deve-se desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa, a formação do pensamento lógico, o domínio da leitura, a compreensão do ambiente natural e social, de forma que possa selecioná-los e aplicá-los em seu dia-a-dia, resolvendo as mais diversas situações e desafios.
O objetivo maior é formar cidadãos.

Onde estudar?
A partir do 1° ano: Vila Isabel.
A partir do 6º ano: Tijuca, Copacabana, Madureira e Praça Seca.