Todos os alunos devem ser sempre estimulados a estudar e a progredir.

Deve ser preocupação do professor, fazer com que todos tenham atenção às aulas e delas participem com interesse, evitando a dispersão e a conseqüente desconcentração. Especialmente aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem ou até tiveram que interromper os estudos.

É nossa obrigação participar ativa e decisivamente na recuperação do interesse daqueles que estão desmotivados e ajudar no retorno à escola dos que tiveram que dela se afastar.

Na medida em que o aluno percebe que está compreendendo a matéria, a sua auto-estima vai aumentando.

O tratamento dispensado ao aluno:

O aluno tem que ser tratado com respeito e não como um número. Deve-se respeitá-lo para ser respeitado. Dirigir-se sempre com educação, de forma amistosa, ser compreensivo, e exigir reciprocidade.

Se o educando vem de insucessos anteriores, devemos dar-lhe uma atenção especial, estimulando-o, não somente a alcançar os objetivos nas provas e testes, mas também, solicitando deveres de casa e orientando-o sobre como se comportar na escola e em qualquer outro ambiente. Com isso, o resultado do bimestre será melhor em todos os aspectos e o nosso trabalho assume uma dimensão muito mais ampla.

Sempre se deve valorizar o aluno, principalmente na frente dos colegas.

Ensino Moderno e Dinâmico:

A aula deve ser sempre instigante e movimentada para despertar o interesse do alunado. O ritmo não deve cair.

A matéria deve ser passada com carinho e atenção. É fundamental para o processo, que o aluno pergunte quando tiver dúvidas, e que o professor estimule a participação de todos, mesmo que considerem que a pergunta não é boa.

A matéria deve ser dada de modo a cumprir o programa. Os conteúdos devem ser suficientemente explicados para que sejam bem assimilados. Buscar sempre algo prático, principalmente nas cadeiras de Ciências Exatas.

Ao mesmo tempo, precisamos ter muito cuidado nas aulas expositivas, passando e exercitando os conteúdos para que sejam bem entendidos. Devemos nos utilizar todo o dinamismo possível, para que a aula seja densa e agradável.

Devemos ter cuidado para não desmotivar o aluno involuntariamente, quando damos uma aula monótona e/ou hermética.

A melhor solução para contra a indisciplina é oferecer uma boa aula.